Corrimão e guarda-corpo

corrimao-de-vidro-laminado-escadas-seguranca

Utilizados para garantir segurança e fabricados em alumínio, ferro, alvenaria ou aço inoxidável (inox), o uso de corrimão e guarda-corpo revela também a arquitetura e a beleza em edifícios, residências, escolas, shopping centers, áreas de lazer e centros eportivos. A produção e a instalação desses equipamentos seguem a norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 14.718, que foi criada em 2001 e, em 2008, passou por uma revisão. Antes da revisão, a norma não permitia o uso de corrimão plano para guarda-corpo. Após a revisão da norma, esta proibição caiu.


Além disso, a ABNT exige que todo corrimão de guarda-corpo não sofra oxidação, o que garante ao consumidor um produto de qualidade. Ao seguir as recomendações da ABNT, tanto a empresa quanto o cliente não ficam no prejuízo, visto que o consumidor terá a certeza da compra e da instalação de produtos que vão proporcionar segurança para todos os moradores do local.


O aço inoxidável do corrimão e guarda-corpo deve passar por tratamento contra a corrosão galvânica, como está previsto na norma NBR 14.718 da ABNT, já os pontaletes devem ser de aço galvanizado, de forma obrigatória. A seguir, você confere as normas de segurança e manutenção dos corrimões utilizados em guarda-corpos. 

corrimão inox, segurança, acessibilidade, segurança para deficientes, acessibilidade para deficientes, segurança para idosos, cuidado para idosos, acessibilidade para idosos, suporte para deficientes, suporte para idosos.

A NBR 14.718 determina as normas de zonas de estacionamento e de recepção para corrimões. Assim, estes equipamentos devem garantir segurança aos usuários, sendo obrigatório seu uso em edifícios e residências quando o desnível for maior que um metro, sendo considerada zona de recepção o local de circulação das pessoas, ou seja, a varanda. Já a zona de estacionamento consiste em muretas construídas no espaço e, diante disso, quando tiverem menos de 30 cm x 30 cm deve ser instalado o guarda-corpo no local, já que as pessoas podem subir nesta mureta.


Além de projetar e instalar o corrimão e guarda-corpo nestes espaços, a manutenção periódica é necessária, já que se trata da segurança de muitas pessoas. Se estiver instalado em um espaço público, assim como um centro de compras, hospital ou órgão do governo, a manutenção deve ser ainda mais detalhada, evitando desastres.


A norma da ABNT citada no início deste artigo diz que ao verificar dano ou componentes soltos, o usuário deverá providenciar a manutenção corretiva ou, então, realizar a substituição total dos equipamentos. Isso ocorre porque guarda-corpos sofrem com a ação de ventos, além da sobrecarga e dos esforços causados pelas pessoas.

Diferenciais do corrimão e guarda-corpo

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre corrimão e guarda-corpo

Você tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Caso tenha dúvidas sobre o tema, fale com um dos nossos especialistas no assunto. Possuímos profissionais qualificados que darão respostas corretas e precisas sobre o tema. A instalação de corrimão e guarda-corpo traz para sua residência, apartamento ou comércio segurança e tranquilidade. Se tiver dúvidas, entre em contato com um dos nossos especialistas. Em nossos canais, você também terá acesso a várias informações sobre o assunto. Então, compartilhe seu comentário ou opinião conosco.

Localização

R. Gen. Camisão, 160

Jardim California

CEP: 13424-694

Limeira: (19) 3038-1224

Piracicaba: (19) 2534-3356

www.ornathuscorrimaos.com.br