Corrimão para acessibilidade

corrimão-para-acessibilidade-calcada-apoio

A acessibilidade é muito importante para a mobilidade de pessoas com qualquer tipo de deficiência, seja motora ou que dificulte a movimentação de qualquer forma. Inclusive, é algo obrigatório a proprietários e administradores de imóveis e vias. Deficientes visuais precisam de um local seguro e com algo que os ajude a se guiar pelo caminho com a condição que têm, como os corrimãos para acessibilidade. O mesmo vale para idosos e pessoas de qualquer idade com algum grau de dificuldade de mobilidade. Neste último caso, o intuito do corrimão para acessibilidade é dar equilíbrio e ajudar na sustentação durante o caminhar.


Cadeirantes também precisam de suportes para a movimentação com a cadeira e também de rampa para poder andar com ela. Os corrimãos servem a eles para facilitar uma parada necessária e também proteger a área de exclusividade para mobilidade deles. As estruturas devem ser de bom material, firmes e sem qualquer junção, parafuso ou resíduo do material que possa machucar as mãos. 


Alguns estabelecimentos e vias públicas ainda dificultam a movimentação de pessoas com deficiência pela falta de rampas e corrimãos. Além de desrespeitar uma pessoa e tornar o ir e vir ainda mais difícil, descumprem medidas legais que visam assegurar o direito de mobilidade a todas os cidadãos.

corrimão inox, segurança, acessibilidade, segurança para deficientes, acessibilidade para deficientes, segurança para idosos, cuidado para idosos, acessibilidade para idosos, suporte para deficientes, suporte para idosos.

O material do corrimão para acessibilidade deve ser forte. A estrutura deve ser rígida, com sustentação em paredes ou chão. E a parte do apoio das mãos deve ser dupla, uma mais alta e outra mais baixa. Assim crianças, adultos e cadeirantes são servidos com a instalação. Ambos os lados de uma rampa, escada ou passagem devem conter o corrimão para acessibilidade, possibilitando apoio aos transeuntes das duas direções. Para as instalações com fundição em parede, a distância mínima dela deve ser de quatro centímetros.


O início do corrimão para acessibilidade recomendável é de 30 centímetros antes da escada, rampa ou passagem. Com isso, a pessoa pode começar a se apoiar antes e estar preparada para se movimentar ali – e prever que há uma passagem – no caso de deficientes visuais. A mesma centimetragem serve para o fim do trajeto, dando sustentação adicional para a finalização do percurso. O ideal é que a largura fique entre três e 4,5 centímetros, para uma boa pegada pelo usuário com a mão. O material também precisa ser deslizante – o portador de deficiência pode ir andando e apoiando-se sem tirar a mão do corrimão. E a parte deve ser contínua para evitar um machucado ou trauma. 

Diferenciais do corrimão para acessibilidade

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre o corrimão para acessibilidade

Portanto, se você está pensando em abrir um estabelecimento, não descumpra leis e não deixe de fornecer o que é de direito de pessoas com mobilidade prejudicada. Caso a sua sede ainda não tenha corrimão para acessibilidade, providencie o mais rápido possível. A sua casa também pode precisar da instalação. E mesmo não sendo necessário, é sempre bom possuir a estrutura em escadas e sacadas. Então, entre em contato com a nossa equipe de profissionais e garanta segurança mobilidade facilitada.

Localização

R. Gen. Camisão, 160

Jardim California

CEP: 13424-694

Limeira: (19) 3038-1224

Piracicaba: (19) 2534-3356

www.ornathuscorrimaos.com.br