Corrimão para escada

corrimão-inox-segurança-acessibilidade

O corrimão para escadas é item de segurança, evita quedas e aumenta o equilíbrio. É um item muitas vezes considerado meramente decorativo, mas que exerce uma função muito mais importante do que harmonizar a escada com o restante do ambiente.


Apesar de o ser humano ser bípede, isto é, andar apoiado em apenas dois membros (as pernas), o esforço muitas vezes pode causar lesões nos joelhos e calcanhares, por isso, a utilização do corrimão é importante. Ele possibilita o apoio de mais um membro, ou seja, um dos braços, reduzindo o impacto durante a subida e descida. O ideal é que se instale – e utilize – dois corrimões, para que o apoio seja nos quatro membros, o equilíbrio seja ótimo e o risco de lesões, mínimo.


Em residências, lojas, hospitais e supermercados, locais onde há circulação de crianças, gestantes, pessoas com criança de colo, idosos e portadores de necessidades especiais, o uso do corrimão pode nem sempre ser obrigatório, mas é certamente uma medida preventiva de importância primordial.


Também em empresas industriais e empreiteiras, o corrimão desempenha um papel importante. Em ambientes profissionais, é comum que as pessoas subam e desçam as escadas com pressa, muitas vezes correndo, ou pulando um degrau, e até carregando objetos junto ao corpo, como pastas e materiais. Por isso, ter uma base para apoio pode evitar graves acidentes.

corrimao para escadas, protecao, apoio

O corrimão para escadas pode ser instalado em:


• Paredes: ao lado da escada e em corredores, auxiliando no deslocamento;

• Degraus: fixo à própria escada, protegendo o passante e oferecendo uma opção extra para casos de desequilíbrio;

• Rampas: beneficiando idosos que preferem evitar escadas, protegendo crianças que correm pela descida ou subida e evitando quedas.


Como mencionado, há locais e situações que preveem a instalação obrigatória de corrimão para escadas. Nesse sentido, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabeleceu:


• NBR 9077: torna obrigatória a presença de corrimões nos dois lados de saídas de emergência em edifícios, com altura mínima de 80 centímetros e diâmetro entre 3,8 cm e 6,5 cm.

• NBR 9050, que estabelece normas de acessibilidade, define 92 cm de altura mínima, um diâmetro entre 3 cm e 4,5 cm.


Além disso, nos dois casos, a distância entre o corrimão e a parede deve ser de, no mínimo, 4 cm e, no máximo, 10 cm. Em qualquer ambiente e tipo de instalação, o corrimão deve se estender por 30 cm antes e depois do final da escada.


Por fim, há recomendações quanto à ergonomia do corrimão. Por exemplo, em escadas com patamares, ele não deve ser interrompido, mantendo-se contínuo e livre de obstruções. O formato arredondado da superfície superior do corrimão também é altamente recomendável para não causar desconforto ao indivíduo que nele se apoia.

Diferenciais do corrimão para escadas

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre corrimão para escadas

Para mais informações sobre corrimão para escadas, entre em contato com nossa equipe de especialistas. Ela está à disposição para te aconselhar sobre o tipo de material que mais se adequa às suas necessidades e possibilidades, e para te ajudar a consultar as devidas normas de requisitos para instalação. Caso ainda tenha dúvidas após a leitura deste artigo, entre em contato com nossos especialistas. Ao acompanhar nossos canais, você também encontra diversas informações e dicas sobre proteção e acessibilidade. Compartilhe em seu comentário outras informações que possui ou experiências que tenha vivido. E continue acessando nossos demais conteúdos para saber mais sobre assuntos relacionados.

Localização

R. Gen. Camisão, 160

Jardim California

CEP: 13424-694

Limeira: (19) 3038-1224

Piracicaba: (19) 2534-3356

www.ornathuscorrimaos.com.br